Introdução

Nesta publicação, pretendemos demonstrar que a leitura literária, na educação infantil, desde a mais tenra idade, se constitui numa ferramenta para assegurar às crianças, como atores sociais que são sua inclusão na nossa cultura escrita . Apresentarmos um pouco dos vários conceitos, práticas educativas e aspectos metodológicos que ajudam as professoras a construírem autonomamente sua própria prática.

Metodologia

O presente trabalho tem por finalidade de expor uma tarefa da disciplina de Fundamentos e metodologias da língua portuguesa da Faculdade de Educação com o tema leitura literária e por se tratar de um curso voltado para a educação infantil o direcionamento foi para esta área. A partir de análise teórica de algumas produções textuais e pesquisas na internet sobre o assunto surgiram as perguntas: A leitura literária tem seu lugar assegurado no espaço da escola? As professoras desempenham o que as leis como a LDB, PNC, RICNEI determinam? As professoras estão preparadas para exercer a função de mediadoras para a formação desse novo leitor? Ao final de algumas leituras ficou uma lacuna a ser respondida. E estas são questões que só o tempo irá responder.

terça-feira, 12 de junho de 2012

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

                                 Museu da Língua Portuguesa um hipertexto

 Fotos de Jorge Amado

Ao ampliarmos o conhecimento de mundo da criança desenvolvemos a sua criatividade e instalamos atribuições de sentidos a outras formas de linguagem. As garrafas de dendê, neste caso, saíram de seu lugar comum para retratar a cultura de um povo.
 Óleo de Dendê no meio da exposição
Podemos classificar os livros de literatura infantil considerando a sua finalidade de leitura como livros para brincar, livros que são jogos/brinquedos, livros que exigem leitura mediada ou livros para leitura autônoma. Independente da classificação e do suporte o texto esta inserido seja da forma verbal ou não verbal.

                            Fitinhas do Senhor do Bonfim, em cada fitinha está impresso um texto.

 Famílias linguísticas do Mundo.









Mais informações:
http://www.museulinguaportuguesa.org.br/exposicoes.php

Fotos: Erika Quintão

ANÁLISE DO LIVRO CARTEIRO CHEGOU- OFICINAS LITERÁRIAS
                             
Assim como todo mundo, os contos de fadas gostam de mandar e receber cartas. João, por exemplo, mal tem tempo de agradecer o gigante pelas ótimas férias que sua galinha de ovos de ouro lhe proporcionou. Cachinhos Dourados aproveita para se desculpar com a família Urso por ter causado confusão na casa.E o que seria da bruxa sem o catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece uma promoção especial de mistura para torta Menino Fofo? Por isso, quando o carteiro chega é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar. Mas às vezes - especialmente em caso de Lobo Mau - ele prefere recusar o chazinho e dar no pé o mais rápido possível.O livro, que é todo contado em rimas, vem cheio de cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo.
 
É importante o exercício da leitura para o desenvolvimento crítico e psíquico do sujeito.     A construção deste leitor crítico em nossa sociedade  promovera a sua inclusão em um mundo multifacetário que o ajudara no exercício da cidadania.Ao apropriar-se de vários gêneros textuais ele adquire instrumentos  de letramento para a escola e a  socialização “um mecanismo fundamental de socialização, de inserção prática nas atividades comunicativas humanas” (BRONCKART, 2003, p.103)
  ELEMENTOS DE INTERAÇÃO SOCIAL
 
1.1.Parceiros da interação (locutor e destinatário)
2. Objetivo da interação, querer-dizer do locutor
3. Na  esfera da  interação de leitura  mediada pelo professor entre aluno e o livro é importante a exploração das saliências do texto com informações sobre o titulo da obra,o autor,o ilustrador,o tema,   etc. E depois pediu a eles que descreva,interprete e mesmo extrapole todo conteúdo do livro  


Para o reconhecimento de um gênero, será essencial levar a  criança  pensar sobre questões que envolvam:Quem escreve normalmente esse gênero;?Para quem (quem lê normalmente)? Quais os lugares sociais do emissor e do destinatário? Onde encontramos? Com que propósito se escreve? Por que o faz?Em que condições esse gênero circula na sociedade? 
 
Uma sequência didática permiti integrar as atividades de leitura, escrita e de conhecimento da língua; considera tanto os conteúdos de ensino prescritos pelos documentos oficiais quanto os objetivos de aprendizagem dos alunos; contempla a necessidade de se trabalhar atividades e suportes variados de exercícios; facilita a construção de programas em continuidade uns com os outros; propicia a motivação dos alunos, na medida em que traz diferentes objetivos que os da aula.
 
Nesta proposta apresentaremos  mais de um gênero e o contexto de produção dos diversos gêneros que perpassam a obra O carteiro chegou: carta de pedido de desculpas; panfleto de propaganda, cartão postal, carta comercial, carta de despejo,cartão de aniversário.
-Ao apresentar o projeto à classe ler diferentes cartas trazidas pelo carteiro e outras formas de comunicação utilizada(como a informatica);atualizar a leitura dos contos infantis contidas nas cartas do livro; produzir uma carta final para um destinatário da preferencia do aluno;incentivar os alunos em torno de uma produção de comunicação coletivo;mediar as crianças em grupo para produzir as
sinopses;dramatizar as personagens de contos infantis.

OFICINA
_ Discutir por meio da leitura dos gêneros os elementos principais do contexto de produção por meio de um quadro comparativo entre eles.
_ Debater oralmente para identificar as opiniões dos alunos.
_ Escrever uma lista de constatação sobre os gênero.

OFICINA

- Reconhecimento das condições de produção dos gêneros textuais :carta jurídicas
_Retomar os pontos aprendidos sobre a carta de pedido de desculpas.
_Ler a carta presentes no livro.
_Praticar o reconhecimento do objetivo das cartas e de seus destinatários.
_ Escrever um registro diferenciando para três cartas trabalhadas.



OFICINA
         
- Reconhecimento das condições de produção gênero textual : panfleto de propaganda
_ Analisar duas propagandas de um mesmo produto
_ Refletir com as crianças, o poder da propaganda, a importância dos destinatários,os recursos visuais tendo em vista os destinatários.
_ Leitura crítica do panfleto do livro, destinado à bruxa malvada, reconhecendo seus elementos do
contexto de produção.






OFICINA

- Reconhecimento das condições de produção gênero textual : cartão postal

- Produzir a escrita de um cartão postal
_ Ler um cartão postal.
_ Escrever um registro com os alunos sobre as descobertas realizadas.








OFICINA FINAL 

-A produção coletiva de uma carta para  o autor .
_Produzir uma nova carta (em grupos) a ser levada ao correio para uma pessoa conhecida , para continuar o processo de intertextualidade inter-gêneros.

_ Realizar um debate oral sobre algumas possibilidades de gêneros e de situações para a carta.
_ Orientar o processo de planejamento de escrita de uma carta, e expor as cartas na sala.
BIBLIOGRAFIA:  Carteiro Chegou - Janet e Allan Ahlberg
 fonte: "O CARTEIRO CHEGOU: uma proposta de seqüência didática para séries iniciais "
Cláudia Valéria Doná Hila17 (UEM- PG/UEL)
Elvira Lopes Nascimento (UE
R e v i s t a P r o l í n g u a – I S S N 1983-9979 P á g i n a 64
Volume 2 Número 1 – Jan./Jun de 2009

segunda-feira, 11 de junho de 2012

PCN

                                                     O vasto mundo dos livros infantis

 

            Os livros impressos em papel têm atraído o público infantil pelas ilustrações e cores. Os cartonados facilitam o folhear das páginas pelas crianças menores, enquanto que os de pano podem ser utilizados até como travesseiros, temos os que viram brinquedos,os de banho etc. Hoje contamos com uma qualidade estética das ilustrações, articulação entre texto e ilustração,uso de recursos gráficos adequados a crianças na etapa inicial de inserção no mundo da escrita.Os temas abordados nos livros de literatura infantis tem se apresentado enriquecido e variado.Na classe temática,que se manifesta na diversidade e adequação dos ,no  atendimento aos interesses das crianças, aos diferentes contextos sociais e culturais em nível dos conhecimento que vivem e ao prévios que possuem.A qualidade grafica que se traduz na excelência de um projeto gráfico capaz de motivar e enriquecer a interação do leitor com o livro.
            A propriedade textual , que se revela nos aspectos éticos, estéticos e literários, na estruturação narrativa, poética ou imagética, numa escolha vocabular que não só respeita, mas também amplia o repertório linguístico das crianças na faixa etária correspondente à Educação infantil. Os mitos e lendas são baseados em fenômenos naturais e compreendem os acontecimentos humanos. Por ser o Brasil um país com um “rico” folclore, há uma grande variedade de publicações. Os contos de fada são histórias “recheadas” de ideias abstratas e figuradas. Quanto às fábulas, lembramos que essa palavra provém de “fabla”, isto é falar. A principal característica desse gênero de história é que os animais, assim como os homens se comunicam pela fala. A literatura infantil brasileira tem diferentes autores que publicaram e publicam textos de humor, ou seja, aqueles que objetivam provocar risos, que são escritos de forma descontraída e com temas do cotidiano. Escrever poesia para as crianças não deve ser tarefa fácil, pois temos na literatura brasileira poucos poetas que se dedicam a elas; principalmente se considerarmos que texto poético não é composto de rima empobrecida, mas aquele que tem “musicalidade” (ritmo). E quando são destinados às crianças, em geral, tem ludicidade e jogos de palavras.Por isso necessitamos de professores com vontade de ser mediadores deste saber. 






Conforme o Parâmetro Curricular Nacional da Lingua Portuguesa, a leitura na escola tem sido fundamental,um objeto de ensino.Para que possa constituir também objeto de aprendizagem,é necessário que faça sentido para o aluno a atividade de leitura

Fonte:Parâmetros curriculares nacionais,1997,p.54