Fundamentos Teóricos
O que é ler? Jean Foucambert
O que é ler?É difícil responder a esta pergunta sem cair em armadilhas. Os primeiros trabalhos advêm no inicio do século XX que têm contribuição de várias disciplinas. Uma primeira definição de leitura está no comportamento do leitor na coordenação do movimento do olhar da esquerda para direita e interrompe para a troca de linha a essa atividade associasse a suas experiências passadas, e os percebidos no texto se dá a compreensão do conteúdo. O olho percebe conjuntos de signos compreendidos no texto escrito e capta a informação pela a natureza da ideovisual. Ocorrendo um conjunto de mecanismos como a fala interior que é um mecanismo aleatório, o deciframento,o reconhecer ou compreender etc. O deciframento é fácil quando sabemos ler mas no caso da pessoas que não sabem ler as palavras tornam difíceis de serem decifradas (como caso das crianças nas series iniciais e mesmo ao lermos um texto que não faz parte de sua área acadêmica ).O leitor tem na memória milhares de palavras escritas,o que o permite associar as formas escrita no texto lido que denomina identificação.O contexto ,a natureza das ultimas palavras conduz a antecipação.Uma criança só pode aprender a ler desenvolvendo estes mecanismos e só podemos ajuda-la mediando esta intervenção.
....................................................................................................................................
A ESCOLARIZAÇÃO DA LEITURA INFANTIL E JUVENIL
Esse livro é uma série de ensaios que versam a problemática
da escolarização da Literatura. Traz muitas reflexões a cerca do tema.
Apresenta perspectiva que pressupõem algumas possibilidades de atuação dos
sujeitos mediante o discurso pedagógico, nas práticas de leitura. É inaugurado
por Magda Soares com o texto A Escolarização da Literatura Infantil e Juvenil. Ela
expõe duas perspectivas para analisar a relação que existe entre o processo de
escolarização e a leitura infantil. Na primeira analisa-se o processo pelo qual
a escola toma para si a literatura infantil, escolarizando-a, didatiza-a,
pedagogiza-a, para atender seus próprios fins. (SOARES, p.17). Assim a
literatura torna-se escolarizada. Na segunda, analisa-se o processo
pela qual uma literatura é produzida para a escola e com objetivos escolares busca-se literatizar a escolarização infantil. Esses termos "literatura escolarizada" e "literatização escolar" constituem-se no didatismo,considerados inadequado dados às obras literárias dentro do ambiente escolar, também pela visão de que a literatura, sobretudo a infantil e juvenil, é apenas mais um objeto do ensino pedagógico. Magda ressalta, que que esse termo geralmente tem sentido depreciativo, o que acredita que não deveria ocorrer, já que esse processo é inevitável. Dentro desse processo distingui-se uma forma adequada e outra inadequada: adequada seria aquela escolarização que conduz de forma eficaz às práticas de leitura literária no âmbito social e às atitudes que proporciona a formação do leitor., a inadequada é aquela , escolarização que afasta o leitor das práticas literárias. Diante dessa escolarização não há como evitar às criticas a escolarização da literatura, porém, se faz necessário a negação a inadequada escolarização dada à arte literária. Magda conclui que se faz necessário encontrar uma maneira que seja apropriada para trabalhar essa prática.
SOARES, Magda. A Escolarização da Leitura Infantil e Juvenil. In: A Escolarização da Leitura Literária:
O Jogo do Livro Infantil e Juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
LITERATURA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO
Considerando
a importância da Literatura Infantil na formação do indivíduo e no desenvolvimento
da aprendizagem durante a infância, ressalta-se a diferenciação entre ela ser utilizada
como instrumento de desenvolvimento da aprendizagem e como aparato para alfabetização,
pois este último é o modo mais habitual trabalhado na escola.
A
literatura infantil é uma ferramenta fundamental na constituição do leitor. Mas
quando utilizada de forma maçante e com um único intuito de alfabetizar, pode
provocar sérios danos à formação do individuo e a sua capacidade de
interpretação seja literária ou da leitura de mundo. Assim a literatura tem um papel formador de
personalidade, de forma negativa ou positiva, no individuo; ela pode ser o
retrato da sociedade, como pode servir de modelo para a construção da
mentalidade de uma nova sociedade. A literatura é um instrumento poderoso de
instrução e educação. Esta posta nos currículos como um equipamento intelectual
e afetivo.
A
infância se caracteriza por ser o momento fundamental e primordial da aquisição
da formação de conceitos e a literatura infantil um instrumento importante,
sendo desse modo um meio de emancipação da manipulação da sociedade
Por
isso cabe ao educador saber utilizar bem esse instrumento, de forma consciente analisando
os livros e questionar-se se esta percebendo as ideologias presente neles.
Sendo que o próprio livro gera conflitos dentro do âmbito escolar.
No que se refere à formação de leitores, a
escola tem falhado em desenvolver o lado lúdico da leitura. Essa falha
contradiz as propostas pedagógicas em alta; que apresentam uma educação
transformadora e criativa. Para que tais propostas pedagógicas tenham êxito é necessário
que investimentos da escola e do professor em formar leitores e que para tal se
trilhe o caminho do caráter lúdico da literatura infantil.
O
professor deve ter claro que a literatura é ludismo, fantasia, imaginação e questionamento
e que esses fatores estarão enriquecendo o ato de ler. E que essa qualidade revelam
a literatura com uma forte aliada do professor, para levar o aluno a
compreender o mundo real, assim como o aprendizado seja ele escrito ou oral.
Compreender a importância da literatura e administra-la bem aos alunos; leva o
professor a executar uma proposta transformadora da educação.
A
literatura infantil quando desenvolvida com a função do lúdico; interage na formação
do individuo por si própria, pois a literatura traz o recorte do real,
explicitado segundo o olhar do autor e composta dos significados da cultura que
a compõem. Realizando o processo de transformação no interior do individuo,
assim como age na função de equilibrar os conceitos que aleatoriamente ele vai
adquirindo pela sua leitura do ambiente em que vive. Ela reorganiza conceitos,
ora sugere ou discorda, apresenta culturas até então desconhecidas pelo leitor.
Saber
identificar textos cativantes a universo infantil, também é uma arte, a qual só
se alcança penetrando nesse mesmo universo, se o educador não lê, não busca
descobrir a imensidão de literaturas que existe, não terá instrumentos e nem
argumentos para trabalhar com seus alunos.
Cabe
aos educadores já em atuação, como os que ainda encontram-se em formação utilizar
literaturas infantis; na sala de aula, promovendo matéria-prima para a formação
do individuo, ainda em sua infância. Seguindo um processo de seleção, deve-se
mostrar também aos alunos, as literaturas que corrompem, manipulam e alienam a
sociedade, e lhe explicar como isso pode acontecer. Revelar a intenção da
literatura aos indivíduos em formação sedentos do novo, do interessante, do
prazeroso, faz com que o interesse pela literatura se torne uma necessidade,
assim como é necessário o alimento para o corpo.
Assim
naturalmente esse indivíduo vai formando em si conceitos, significados do real
expresso no mundo da fantasia, moldando seu caráter, sua cultura, seu eu, de
forma equilibrada, tornando-se perceptível a realidade sem deixar de vislumbrar
um futuro imaginário, porém possível de se realizar. E à medida que isso ocorre
o processo de humanização do indivíduo; paralelamente o processo de aprendizado
escolar. Surtindo efeitos positivos nas demais áreas e disciplinas. Faz se
então necessária à devida atenção dos educadores a literatura infantil, em sala
de aula e deste modo formando o indivíduo em seu sentido mais amplo como ser
humano.
RISSO, SUZANA APARECIDA “A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA
INFANTIL NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO;DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM” -
UNIOESTE-2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário