O vasto mundo dos livros infantis
Os livros impressos em papel têm atraído o público
infantil pelas ilustrações e cores. Os cartonados facilitam o folhear das
páginas pelas crianças menores, enquanto que os de pano podem ser utilizados
até como travesseiros, temos os que viram
brinquedos,os de banho etc.
Hoje contamos com uma qualidade estética das ilustrações, articulação entre texto e ilustração,uso de recursos gráficos adequados a crianças na etapa inicial de inserção no mundo da escrita.Os temas abordados nos livros de literatura infantis tem se
apresentado enriquecido e variado.Na classe temática,que se manifesta na diversidade e adequação dos ,no atendimento aos interesses das crianças, aos diferentes contextos sociais e culturais em nível dos conhecimento que vivem e ao prévios que possuem.A qualidade grafica
que se traduz na excelência de um projeto gráfico capaz de motivar e enriquecer
a interação do leitor com o livro.
A propriedade textual , que se revela nos aspectos éticos, estéticos e literários, na estruturação narrativa, poética ou imagética, numa escolha vocabular que não só respeita, mas também amplia o repertório linguístico das crianças na faixa etária correspondente à Educação infantil. Os mitos e lendas são baseados em fenômenos naturais e
compreendem os acontecimentos humanos. Por ser o Brasil um país com um “rico”
folclore, há uma grande variedade de publicações. Os contos de fada são
histórias “recheadas” de ideias abstratas e figuradas. Quanto às fábulas,
lembramos que essa palavra provém de “fabla”, isto é falar. A principal
característica desse gênero de história é que os animais, assim como os homens
se comunicam pela fala. A literatura infantil
brasileira tem diferentes autores que publicaram e publicam textos de humor, ou
seja, aqueles que objetivam provocar risos, que são escritos de forma
descontraída e com temas do cotidiano. Escrever poesia para as
crianças não deve ser tarefa fácil, pois temos na literatura brasileira poucos
poetas que se dedicam a elas; principalmente se considerarmos que texto poético
não é composto de rima empobrecida, mas aquele que tem “musicalidade” (ritmo).
E quando são destinados às crianças, em geral, tem ludicidade e jogos de
palavras.Por isso necessitamos de professores com vontade de ser mediadores deste saber.
Conforme o Parâmetro Curricular Nacional da Lingua Portuguesa, a leitura na escola tem sido fundamental,um objeto de ensino.Para que possa constituir também objeto de aprendizagem,é necessário que faça sentido para o aluno a atividade de leitura
Fonte:Parâmetros curriculares nacionais,1997,p.54
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