Introdução

Nesta publicação, pretendemos demonstrar que a leitura literária, na educação infantil, desde a mais tenra idade, se constitui numa ferramenta para assegurar às crianças, como atores sociais que são sua inclusão na nossa cultura escrita . Apresentarmos um pouco dos vários conceitos, práticas educativas e aspectos metodológicos que ajudam as professoras a construírem autonomamente sua própria prática.

Metodologia

O presente trabalho tem por finalidade de expor uma tarefa da disciplina de Fundamentos e metodologias da língua portuguesa da Faculdade de Educação com o tema leitura literária e por se tratar de um curso voltado para a educação infantil o direcionamento foi para esta área. A partir de análise teórica de algumas produções textuais e pesquisas na internet sobre o assunto surgiram as perguntas: A leitura literária tem seu lugar assegurado no espaço da escola? As professoras desempenham o que as leis como a LDB, PNC, RICNEI determinam? As professoras estão preparadas para exercer a função de mediadoras para a formação desse novo leitor? Ao final de algumas leituras ficou uma lacuna a ser respondida. E estas são questões que só o tempo irá responder.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

PCN

                                                     O vasto mundo dos livros infantis

 

            Os livros impressos em papel têm atraído o público infantil pelas ilustrações e cores. Os cartonados facilitam o folhear das páginas pelas crianças menores, enquanto que os de pano podem ser utilizados até como travesseiros, temos os que viram brinquedos,os de banho etc. Hoje contamos com uma qualidade estética das ilustrações, articulação entre texto e ilustração,uso de recursos gráficos adequados a crianças na etapa inicial de inserção no mundo da escrita.Os temas abordados nos livros de literatura infantis tem se apresentado enriquecido e variado.Na classe temática,que se manifesta na diversidade e adequação dos ,no  atendimento aos interesses das crianças, aos diferentes contextos sociais e culturais em nível dos conhecimento que vivem e ao prévios que possuem.A qualidade grafica que se traduz na excelência de um projeto gráfico capaz de motivar e enriquecer a interação do leitor com o livro.
            A propriedade textual , que se revela nos aspectos éticos, estéticos e literários, na estruturação narrativa, poética ou imagética, numa escolha vocabular que não só respeita, mas também amplia o repertório linguístico das crianças na faixa etária correspondente à Educação infantil. Os mitos e lendas são baseados em fenômenos naturais e compreendem os acontecimentos humanos. Por ser o Brasil um país com um “rico” folclore, há uma grande variedade de publicações. Os contos de fada são histórias “recheadas” de ideias abstratas e figuradas. Quanto às fábulas, lembramos que essa palavra provém de “fabla”, isto é falar. A principal característica desse gênero de história é que os animais, assim como os homens se comunicam pela fala. A literatura infantil brasileira tem diferentes autores que publicaram e publicam textos de humor, ou seja, aqueles que objetivam provocar risos, que são escritos de forma descontraída e com temas do cotidiano. Escrever poesia para as crianças não deve ser tarefa fácil, pois temos na literatura brasileira poucos poetas que se dedicam a elas; principalmente se considerarmos que texto poético não é composto de rima empobrecida, mas aquele que tem “musicalidade” (ritmo). E quando são destinados às crianças, em geral, tem ludicidade e jogos de palavras.Por isso necessitamos de professores com vontade de ser mediadores deste saber. 






Conforme o Parâmetro Curricular Nacional da Lingua Portuguesa, a leitura na escola tem sido fundamental,um objeto de ensino.Para que possa constituir também objeto de aprendizagem,é necessário que faça sentido para o aluno a atividade de leitura

Fonte:Parâmetros curriculares nacionais,1997,p.54

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

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