Assim como todo mundo, os contos de fadas gostam de mandar e receber cartas. João, por exemplo, mal tem tempo de agradecer o gigante pelas ótimas férias que sua galinha de ovos de ouro lhe proporcionou. Cachinhos Dourados aproveita para se desculpar com a família Urso por ter causado confusão na casa.E o que seria da bruxa sem o catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece uma promoção especial de mistura para torta Menino Fofo? Por isso, quando o carteiro chega é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar. Mas às vezes - especialmente em caso de Lobo Mau - ele prefere recusar o chazinho e dar no pé o mais rápido possível.O livro, que é todo contado em rimas, vem cheio de cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo.
É importante o exercício da leitura para o desenvolvimento crítico e psíquico do sujeito. A construção deste leitor crítico em nossa sociedade promovera a sua inclusão em um mundo multifacetário que o ajudara no exercício da cidadania.Ao apropriar-se de vários gêneros textuais ele adquire instrumentos de letramento para a escola e a socialização “um mecanismo fundamental de socialização, de inserção prática nas atividades comunicativas humanas” (BRONCKART, 2003, p.103)
ELEMENTOS DE INTERAÇÃO SOCIAL
1.1.Parceiros da interação (locutor e destinatário)
2. Objetivo da interação, querer-dizer do locutor
3. Na esfera da interação de leitura mediada pelo professor entre aluno e o livro é importante a exploração das saliências do texto com informações sobre o titulo da obra,o autor,o ilustrador,o tema, etc. E depois pediu a eles que descreva,interprete e mesmo extrapole todo conteúdo do livro
Para o reconhecimento de um gênero, será essencial levar a criança pensar sobre questões que envolvam:Quem escreve normalmente esse gênero;?Para quem (quem lê normalmente)? Quais os lugares sociais do emissor e do destinatário? Onde encontramos? Com que propósito se escreve? Por que o faz?Em que condições esse gênero circula na sociedade?
Uma sequência didática permiti integrar as atividades de leitura, escrita e de conhecimento da língua; considera tanto os conteúdos de ensino prescritos pelos documentos oficiais quanto os objetivos de aprendizagem dos alunos; contempla a necessidade de se trabalhar atividades e suportes variados de exercícios; facilita a construção de programas em continuidade uns com os outros; propicia a motivação dos alunos, na medida em que traz diferentes objetivos que os da aula.
Nesta proposta apresentaremos mais de um gênero e o contexto de produção dos diversos gêneros que perpassam a obra O carteiro chegou: carta de pedido de desculpas; panfleto de propaganda, cartão postal, carta comercial, carta de despejo,cartão de aniversário.
OFICINA
OFICINA
- Produzir a escrita de um cartão postal
-Ao apresentar o projeto à classe ler diferentes cartas trazidas pelo carteiro e outras formas de comunicação utilizada(como a informatica);atualizar a leitura dos contos infantis contidas nas cartas do livro; produzir uma carta final para um destinatário da preferencia do aluno;incentivar os alunos em torno de uma produção de comunicação coletivo;mediar as crianças em grupo para produzir as
sinopses;dramatizar as personagens de contos infantis.
sinopses;dramatizar as personagens de contos infantis.
OFICINA
_ Discutir por meio da leitura dos gêneros os elementos principais do contexto de produção por meio de um quadro comparativo entre eles.
_ Debater oralmente para identificar as opiniões dos alunos.
_ Escrever uma lista de constatação sobre os gênero.
OFICINA
- Reconhecimento das condições de produção dos gêneros textuais :carta jurídicas
_Retomar os pontos aprendidos sobre a carta de pedido de desculpas.
_Ler a carta presentes no livro.
_Praticar o reconhecimento do objetivo das cartas e de seus destinatários.
_ Escrever um registro diferenciando para três cartas trabalhadas.
OFICINA
- Reconhecimento das condições de produção gênero textual : panfleto de propaganda
_ Analisar duas propagandas de um mesmo produto
_ Refletir com as crianças, o poder da propaganda, a importância dos destinatários,os recursos visuais tendo em vista os destinatários.
_ Leitura crítica do panfleto do livro, destinado à bruxa malvada, reconhecendo seus elementos do
contexto de produção.
OFICINA
- Reconhecimento das condições de produção gênero textual : cartão postal
- Produzir a escrita de um cartão postal
_ Ler um cartão postal.
_ Escrever um registro com os alunos sobre as descobertas realizadas.
OFICINA FINAL
-A produção coletiva de uma carta para o autor .
_Produzir uma nova carta (em grupos) a ser levada ao correio para uma pessoa conhecida , para continuar o processo de intertextualidade inter-gêneros.
_ Realizar um debate oral sobre algumas possibilidades de gêneros e de situações para a carta.
_ Orientar o processo de planejamento de escrita de uma carta, e expor as cartas na sala.
BIBLIOGRAFIA: Carteiro Chegou - Janet e Allan Ahlberg
fonte: "O CARTEIRO CHEGOU: uma proposta de seqüência didática para séries iniciais "
Cláudia Valéria Doná Hila17 (UEM- PG/UEL)
Elvira Lopes Nascimento (UER e v i s t a P r o l í n g u a – I S S N 1983-9979 P á g i n a 64
Volume 2 Número 1 – Jan./Jun de 2009
fonte: "O CARTEIRO CHEGOU: uma proposta de seqüência didática para séries iniciais "
Cláudia Valéria Doná Hila17 (UEM- PG/UEL)
Elvira Lopes Nascimento (UER e v i s t a P r o l í n g u a – I S S N 1983-9979 P á g i n a 64
Volume 2 Número 1 – Jan./Jun de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário