Introdução

Nesta publicação, pretendemos demonstrar que a leitura literária, na educação infantil, desde a mais tenra idade, se constitui numa ferramenta para assegurar às crianças, como atores sociais que são sua inclusão na nossa cultura escrita . Apresentarmos um pouco dos vários conceitos, práticas educativas e aspectos metodológicos que ajudam as professoras a construírem autonomamente sua própria prática.

Metodologia

O presente trabalho tem por finalidade de expor uma tarefa da disciplina de Fundamentos e metodologias da língua portuguesa da Faculdade de Educação com o tema leitura literária e por se tratar de um curso voltado para a educação infantil o direcionamento foi para esta área. A partir de análise teórica de algumas produções textuais e pesquisas na internet sobre o assunto surgiram as perguntas: A leitura literária tem seu lugar assegurado no espaço da escola? As professoras desempenham o que as leis como a LDB, PNC, RICNEI determinam? As professoras estão preparadas para exercer a função de mediadoras para a formação desse novo leitor? Ao final de algumas leituras ficou uma lacuna a ser respondida. E estas são questões que só o tempo irá responder.

terça-feira, 12 de junho de 2012

ANÁLISE DO LIVRO CARTEIRO CHEGOU- OFICINAS LITERÁRIAS
                             
Assim como todo mundo, os contos de fadas gostam de mandar e receber cartas. João, por exemplo, mal tem tempo de agradecer o gigante pelas ótimas férias que sua galinha de ovos de ouro lhe proporcionou. Cachinhos Dourados aproveita para se desculpar com a família Urso por ter causado confusão na casa.E o que seria da bruxa sem o catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece uma promoção especial de mistura para torta Menino Fofo? Por isso, quando o carteiro chega é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar. Mas às vezes - especialmente em caso de Lobo Mau - ele prefere recusar o chazinho e dar no pé o mais rápido possível.O livro, que é todo contado em rimas, vem cheio de cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo.
 
É importante o exercício da leitura para o desenvolvimento crítico e psíquico do sujeito.     A construção deste leitor crítico em nossa sociedade  promovera a sua inclusão em um mundo multifacetário que o ajudara no exercício da cidadania.Ao apropriar-se de vários gêneros textuais ele adquire instrumentos  de letramento para a escola e a  socialização “um mecanismo fundamental de socialização, de inserção prática nas atividades comunicativas humanas” (BRONCKART, 2003, p.103)
  ELEMENTOS DE INTERAÇÃO SOCIAL
 
1.1.Parceiros da interação (locutor e destinatário)
2. Objetivo da interação, querer-dizer do locutor
3. Na  esfera da  interação de leitura  mediada pelo professor entre aluno e o livro é importante a exploração das saliências do texto com informações sobre o titulo da obra,o autor,o ilustrador,o tema,   etc. E depois pediu a eles que descreva,interprete e mesmo extrapole todo conteúdo do livro  


Para o reconhecimento de um gênero, será essencial levar a  criança  pensar sobre questões que envolvam:Quem escreve normalmente esse gênero;?Para quem (quem lê normalmente)? Quais os lugares sociais do emissor e do destinatário? Onde encontramos? Com que propósito se escreve? Por que o faz?Em que condições esse gênero circula na sociedade? 
 
Uma sequência didática permiti integrar as atividades de leitura, escrita e de conhecimento da língua; considera tanto os conteúdos de ensino prescritos pelos documentos oficiais quanto os objetivos de aprendizagem dos alunos; contempla a necessidade de se trabalhar atividades e suportes variados de exercícios; facilita a construção de programas em continuidade uns com os outros; propicia a motivação dos alunos, na medida em que traz diferentes objetivos que os da aula.
 
Nesta proposta apresentaremos  mais de um gênero e o contexto de produção dos diversos gêneros que perpassam a obra O carteiro chegou: carta de pedido de desculpas; panfleto de propaganda, cartão postal, carta comercial, carta de despejo,cartão de aniversário.
-Ao apresentar o projeto à classe ler diferentes cartas trazidas pelo carteiro e outras formas de comunicação utilizada(como a informatica);atualizar a leitura dos contos infantis contidas nas cartas do livro; produzir uma carta final para um destinatário da preferencia do aluno;incentivar os alunos em torno de uma produção de comunicação coletivo;mediar as crianças em grupo para produzir as
sinopses;dramatizar as personagens de contos infantis.

OFICINA
_ Discutir por meio da leitura dos gêneros os elementos principais do contexto de produção por meio de um quadro comparativo entre eles.
_ Debater oralmente para identificar as opiniões dos alunos.
_ Escrever uma lista de constatação sobre os gênero.

OFICINA

- Reconhecimento das condições de produção dos gêneros textuais :carta jurídicas
_Retomar os pontos aprendidos sobre a carta de pedido de desculpas.
_Ler a carta presentes no livro.
_Praticar o reconhecimento do objetivo das cartas e de seus destinatários.
_ Escrever um registro diferenciando para três cartas trabalhadas.



OFICINA
         
- Reconhecimento das condições de produção gênero textual : panfleto de propaganda
_ Analisar duas propagandas de um mesmo produto
_ Refletir com as crianças, o poder da propaganda, a importância dos destinatários,os recursos visuais tendo em vista os destinatários.
_ Leitura crítica do panfleto do livro, destinado à bruxa malvada, reconhecendo seus elementos do
contexto de produção.






OFICINA

- Reconhecimento das condições de produção gênero textual : cartão postal

- Produzir a escrita de um cartão postal
_ Ler um cartão postal.
_ Escrever um registro com os alunos sobre as descobertas realizadas.








OFICINA FINAL 

-A produção coletiva de uma carta para  o autor .
_Produzir uma nova carta (em grupos) a ser levada ao correio para uma pessoa conhecida , para continuar o processo de intertextualidade inter-gêneros.

_ Realizar um debate oral sobre algumas possibilidades de gêneros e de situações para a carta.
_ Orientar o processo de planejamento de escrita de uma carta, e expor as cartas na sala.
BIBLIOGRAFIA:  Carteiro Chegou - Janet e Allan Ahlberg
 fonte: "O CARTEIRO CHEGOU: uma proposta de seqüência didática para séries iniciais "
Cláudia Valéria Doná Hila17 (UEM- PG/UEL)
Elvira Lopes Nascimento (UE
R e v i s t a P r o l í n g u a – I S S N 1983-9979 P á g i n a 64
Volume 2 Número 1 – Jan./Jun de 2009

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