Introdução

Nesta publicação, pretendemos demonstrar que a leitura literária, na educação infantil, desde a mais tenra idade, se constitui numa ferramenta para assegurar às crianças, como atores sociais que são sua inclusão na nossa cultura escrita . Apresentarmos um pouco dos vários conceitos, práticas educativas e aspectos metodológicos que ajudam as professoras a construírem autonomamente sua própria prática.

Metodologia

O presente trabalho tem por finalidade de expor uma tarefa da disciplina de Fundamentos e metodologias da língua portuguesa da Faculdade de Educação com o tema leitura literária e por se tratar de um curso voltado para a educação infantil o direcionamento foi para esta área. A partir de análise teórica de algumas produções textuais e pesquisas na internet sobre o assunto surgiram as perguntas: A leitura literária tem seu lugar assegurado no espaço da escola? As professoras desempenham o que as leis como a LDB, PNC, RICNEI determinam? As professoras estão preparadas para exercer a função de mediadoras para a formação desse novo leitor? Ao final de algumas leituras ficou uma lacuna a ser respondida. E estas são questões que só o tempo irá responder.

terça-feira, 12 de junho de 2012

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

                                 Museu da Língua Portuguesa um hipertexto

 Fotos de Jorge Amado

Ao ampliarmos o conhecimento de mundo da criança desenvolvemos a sua criatividade e instalamos atribuições de sentidos a outras formas de linguagem. As garrafas de dendê, neste caso, saíram de seu lugar comum para retratar a cultura de um povo.
 Óleo de Dendê no meio da exposição
Podemos classificar os livros de literatura infantil considerando a sua finalidade de leitura como livros para brincar, livros que são jogos/brinquedos, livros que exigem leitura mediada ou livros para leitura autônoma. Independente da classificação e do suporte o texto esta inserido seja da forma verbal ou não verbal.

                            Fitinhas do Senhor do Bonfim, em cada fitinha está impresso um texto.

 Famílias linguísticas do Mundo.









Mais informações:
http://www.museulinguaportuguesa.org.br/exposicoes.php

Fotos: Erika Quintão

Nenhum comentário:

Postar um comentário