Introdução

Nesta publicação, pretendemos demonstrar que a leitura literária, na educação infantil, desde a mais tenra idade, se constitui numa ferramenta para assegurar às crianças, como atores sociais que são sua inclusão na nossa cultura escrita . Apresentarmos um pouco dos vários conceitos, práticas educativas e aspectos metodológicos que ajudam as professoras a construírem autonomamente sua própria prática.

Metodologia

O presente trabalho tem por finalidade de expor uma tarefa da disciplina de Fundamentos e metodologias da língua portuguesa da Faculdade de Educação com o tema leitura literária e por se tratar de um curso voltado para a educação infantil o direcionamento foi para esta área. A partir de análise teórica de algumas produções textuais e pesquisas na internet sobre o assunto surgiram as perguntas: A leitura literária tem seu lugar assegurado no espaço da escola? As professoras desempenham o que as leis como a LDB, PNC, RICNEI determinam? As professoras estão preparadas para exercer a função de mediadoras para a formação desse novo leitor? Ao final de algumas leituras ficou uma lacuna a ser respondida. E estas são questões que só o tempo irá responder.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Jogo do Livro e o Ceale


                                                Jogo do livro e  o Ceale         

      Jogo do livro evento bianual promovido pela iniciativa do Grupo de Pesquisa de Letramento Literário (GPELL),vinculado ao Centro de Alfabetização,Leitura e Escrita (Ceale)no ano de 2011 contou com a participação do III Fórum  ibero-americano de  Letramento e Aprendizagem.No IX episodio , do referido ano,a mesa de abertura contou com a presença das pesquisadoras da Faculdade de Educação (FaE) Maria Cristina Gouvêa, Maria Lúcia Castanheira, Célia Abicalil Belmiro e Francisca Maciel e com as convidadas internacionais Maria de Lourdes Dionísio, de Portugal, e Estela D’Ângelo, da Espanha.Nestes encontros há troca de experiência sobre pesquisas voltada para a educação e seus  profissionais . São temas importantes como Jogo do Livro Infantil: Encontro de trabalho e algazarra (1995), Jogo do Livro Infantil e Juvenil No fim do século (1999), jogo do Livro: Letramento Literário (2001), jogo do Livro de 2003 abordou discussões levantadas pela pesquisa "Letramento Literário no Contexto da Biblioteca Escolar", No sexto jogo do livro em 2005 com tema Culturas, conhecimentos, linguagens, com o tema As escolhas em Jogo (2007),o evento de 2009 o tema foi A tela e o livro,em 2011 com a pergunta “Onde está a literatura?”.Todos os eventos contou com a apresentação  de pesquisas voltada para a literatura literária ou tem relação com o tema.O blog Universo literario indica para os professores e outros interessados em aprofunda  sobre literatura literaria  acesse o site do Ceale www.ceale.fae.ufmg.br/  e clice em Jogo do livro.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário