Introdução

Nesta publicação, pretendemos demonstrar que a leitura literária, na educação infantil, desde a mais tenra idade, se constitui numa ferramenta para assegurar às crianças, como atores sociais que são sua inclusão na nossa cultura escrita . Apresentarmos um pouco dos vários conceitos, práticas educativas e aspectos metodológicos que ajudam as professoras a construírem autonomamente sua própria prática.

Metodologia

O presente trabalho tem por finalidade de expor uma tarefa da disciplina de Fundamentos e metodologias da língua portuguesa da Faculdade de Educação com o tema leitura literária e por se tratar de um curso voltado para a educação infantil o direcionamento foi para esta área. A partir de análise teórica de algumas produções textuais e pesquisas na internet sobre o assunto surgiram as perguntas: A leitura literária tem seu lugar assegurado no espaço da escola? As professoras desempenham o que as leis como a LDB, PNC, RICNEI determinam? As professoras estão preparadas para exercer a função de mediadoras para a formação desse novo leitor? Ao final de algumas leituras ficou uma lacuna a ser respondida. E estas são questões que só o tempo irá responder.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Artigos populares escreve sobre a leitura



No Artigo de Heloíse Martins, temos o contato com a literatura infantil de forma suscinta e de fácil entendimento, sem deixar fugir Teóricos importantes e reconhecidos. Alguns critérios segundo Ligia Cademartori, devem ser levados em conta.É BOM LEMBRAR:Observações já bem conhecidas no que se refere a ler e contar histórias, mas nem sempre colocadas em prática na sala de aula;como
aproveitar as experiências individuais dos alunos;falar dos autores do livro; o escritor e o ilustrador;ler diferentes textos sobre o mesmo assunto; observar as características dos personagens; observar o ambiente e o tempo em que se passa a história; preparear o ambiente;usar objetos e fantasias para concretizar a história para a criança.

Jogos Verbais

Existem composições de poesia infantil que apenas brincam com os sons.
Tratam a língua como material e convidam a criança a jogar com a sonoridade, sem se importar com os significados.
A poesia se aproxima desses jogos verbais, brinca com as possibilidades combinatórias da língua.

Ou isto ou aquilo...Cecília Meireles

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

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