No Artigo de Heloíse Martins, temos o contato com a literatura infantil de forma suscinta e de fácil entendimento, sem deixar fugir Teóricos importantes e reconhecidos. Alguns critérios segundo Ligia Cademartori, devem ser levados em conta.É BOM LEMBRAR:Observações já bem conhecidas no que se refere a ler e contar histórias, mas nem sempre colocadas em prática na sala de aula;como
aproveitar as experiências individuais dos alunos;falar dos autores do livro; o escritor e o ilustrador;ler diferentes textos sobre o mesmo assunto; observar as características dos personagens; observar o ambiente e o tempo em que se passa a história; preparear o ambiente;usar objetos e fantasias para concretizar a história para a criança.
Existem composições de poesia infantil que apenas brincam com os sons.
Tratam a língua como material e convidam a criança a jogar com a sonoridade, sem se importar com os significados.
A poesia se aproxima desses jogos verbais, brinca com as possibilidades combinatórias da língua.
Ou isto ou aquilo...Cecília Meireles
Ou isto ou aquilo...Cecília Meireles
Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário